UM PARAÍSO NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO
ILHABELA
PRAIAS, CACHOEIRAS E PAISAGENS INCRÍVEIS
Com cerca de 84% de seu território protegidos pelo Parque Estadual de Ilhabela, foi declarada pela UNESCO parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com a maior área insular deste bioma do país, incluindo espécies raras e endêmicas da região. Com mais de 300 espécies, é considerada Área Importante para a Conservação das Aves pela BirdLife International.
Uma das maiores ilhas do Brasil, com o maior número de cachoeiras (38 catalogadas, uma dentre as maiores quedas do país.) e segunda em número de praias (73), a Ilha de São Sebastião abriga as dez maiores montanhas insulares do país, com picos com mais de 1.300 metros.
RELEVO E VEGETAÇÃO
A Ilha de São Sebastião é um dos mais importantes maciços de rochas alcalinas do país, formada por rochas granito-gnáissicas (do surgimento da Terra) e eruptivas alcalinas. Abriga a maior quantidade de montanhas com mais de mil metros (o Pico do Baepi, 1.017 m, é a mais famosa e visitada) e a mais alta de uma ilha brasileira, o Pico de São Sebastião (com cerca de 1.375 m). Também formada por morros, colinas, afloramentos rochosos e planícies, seu entorno apresenta costões rochosos, 73 praias e uma das maiores grutas de granito do Brasil. Valiosa reserva biológica, é coberta pela Mata Atlântica, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa associada a Campos e Savanas de topos de morros, restingas e mangues. Dezenas de córregos e centenas de nascentes formam várias microbacias hidrográficas.
CLIMA
Tropical, quente e úmido. Temperatura média anual: 22 à 24,8 ºC (água do mar: 22 ºC). Julho é o mês mais frio e seco e o período entre dezembro e fevereiro é o mais chuvoso e quente (máxima de 38 ºC).
*Informações obtidas do site: www.viagensecologicas.com.br